sexta-feira, 20 de abril de 2012

Moda Eco: existe mesmo?

Sempre que falamos em moda sustentável, fico me perguntando se realmente temos condições de adotar os processos que determinam uma marca receber o rótulo de "verde".No Brasil já temos várias: Osklen, Goóc(essa faz o maior sucesso em Paris), Track&Field, Dzarm, Fujiro...essa última eu até conheço bem os produtos, que utilizam a fibra constituida pelas garrafas pet, e o tingimento é feito com casca de batata.A idéia é bem legal, né?
Mas não é bem assim.
Fiz o styling do catálogo do verão 2012 da Fujiro e realmente me surpreendi com os materiais, com as idéias e a criatividade desse povo verde. Mas custa caro adaptar uma empresa de moda aos critérios verdes, é bom que se saiba. Porisso esses produtos costumam ser caros tb.
A Edun, que tem Bono Vox como um de seus sócios, foi a pioneira, e quase quebrou. O mercado,os fornecedores e o sistema ainda não estavam prontos pra tamanha mudança. Era muito mais fácil fazer poluindo...
O que aconteceu? É que essa parte ninguém conta, mas em 2009 a LVMH comprou 49% da marca e, claro, com seus investimentos, recuperou a mesma.Custou caro?Muito caro...O próprio Oskar Metzavaht, da Osklen, já dá suas pistas da dificuldade que as marcas encontram pra se adaptar aos critérios de sustentabilidade: “A moda só vai ser sustentável daqui uns 100 anos. Este é um processo muito mais longo do que as pessoas imaginam. Procuramos ter, entre nossos fornecedores, empresas que não poluam o ambiente, mas dizer que são ecossustentáveis ainda não é possível. O Instituto E está com um projeto que medirá e certificará os impactos dos tecidos e matérias-primas que a Osklen usa, como o algodão orgânico e o reciclável, o couro do pirarucu, a malha de PET, a juta da Amazônia e a palha de seda”, explica Oskar Metsavaht.

O projeto tem cooperação do Senai/Cetiqt, do Departamento de Desenvolvimento Sustentável, Mudanças Climáticas e Energia do Ministério do Meio Ambiente, Terra e Mar da Itália (IMELS), liderado pelo Ministro Corrado Clini, responsável por acordos de cooperação para programas ambientais em diversos países. Vamos ver no que vai dar, pq de marketing e boas idéias, o mundo da moda está cheio...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí, ficarei muito feliz em saber tua opinião...