segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Minha dieta

Algumas pessoas têm me perguntado se emagreci ou se ando malhando, e a resposta é não, mas ando cuidando muito o que como, já que meu colesterol é alto. Como tenho uma amigona que é nutricionista e sempre me dá dicas, compartilho com vcs minha dieta pra esta semana, não sem antes mostrar meu pratão de salada do jantar de ontem:
Rúcula, nozes, tomatinhos, queijo branco, molho de maracujá e azeite de oliva
Faço muitas variações pois detesto comer a mesma coisa todo dia, mas alguns produtos estão sempre presentes:

  • Espinafre – Com cálcio, ferro, fósforo, vitaminas A e B… Popeye sempre soube das coisas…
  • Iogurte – Tem cálcio, fortalece os dentes e ajuda no bom funcionamento do intestino.
  • Tomate – Além dos nutrientes pode ajudar na redução do risco do câncer de próstata (alô,guris!) e do pâncreas.
  • Cenoura – Tem betacaroteno que calibra a visão e ainda faz um bem danado pra a pele e mucosas.
  • Blueberries (mirtilo) – A frutinha poderosa que rejuvenesce contém uma penca de antioxidantes, é antiinflamatória e reduz a taxa de açúcar no sangue (boa pra diabéticos).
  • Feijão preto – Tem fibra e faz bem pro coração e cérebro (não exagere pois tb dá gases..)
  • Nozes- Com ômega 3, combate o colesterol alto (faço um mix com nozes, amêndoas cruas e castanha do pará)
  • Aveia- Diminui o risco de problemas cardíacos
  • Alguma proteina: peito de peru, salmão, sardinha, atum, etc. (quase nada de carne vermelha)
E o meu café da manhã tá bem simples, tô evitando pão (no máximo 1 fatia,e integral) mas vario nas frutas:

Batida de iogurte com mirtilo e kiwi, mais farinha de linhaça e de chia (linchia)
Cortei o leite de vaca, agora só tomo o de soja light-no inicio estranhei o gosto, agora já acho bem bom e até minha pele melhorou, vejam só...Aliás, à conselho da nutri, cortei/diminuí quase todos os brancos: farinha branca, açucar, sal, leite..(não tem como cortar tudo pois eles estão embutidos em outros alimentos)
Tão nocivo quanto o álcool em excesso, o açucar é um doce veneno...
Não sou fanática e às vezes saio da dieta (como qualquer ser normal) nos finais de semana tb meto o pé na jaca, mas sempre recomeço nas segundas-feiras (deve ser por isso que odeio segundas-feiras!), só não consegui ainda eliminar meu vício confesso por café preto, bebida que meu corpo necessita feito uma droga...
Adoro assim, naqueles copinhos de tomar trago em boteco!
Se fosse só uma xicara, ok, mas eu tomo litros de café por dia, preciso me controlar, pois tudo que é demais, faz mal, né? Tenho tentado trocar por chá verde, chá branco, mas não é a mesma coisa que o meu "pretinho básico"..Mas enfim, cada um com seus vicios e loucuras!
Essa minha dieta não é rígida, não tem quantidades certas e ainda troco toda a semana pra não enjoar, estou fazendo desde a semana passada e já notei diferença nas roupas, mas não no peso, que estranho! Amigas médicas (alô, Luaninha!!!), alguma explicação pra esse "fenômeno"???

E segue a semana de frio e chuvaaaaa...(acho que agora vou pular a salada e apelar pras sopas..)

4 comentários:

  1. Eu estava comendo muito doce, mas agora dei uma maneirada. Café só tomo com adoçante, mas não tanto quanto você :-). Chá verde não suporto :-(. Ai como fazer dieta é difícil..rs..

    ResponderExcluir
  2. otimas recomendações! não consigo fazer dieta, mas todos os dias tomo suco de frutas com verduras (junto) e comida sempre fresca...o ideal seria fazer as "contas" das necessidades diárias...bjao p vc Madi!

    ResponderExcluir
  3. Madi, vc tem face?
    Pq a Eliene ainda não abriu blog. Estou convencendo ela a abrir e expor seus trabalhos...

    Mudando de assunto, que dieta!
    Meus respeitos. Levei anos pra me livrar do vício do café.

    ResponderExcluir
  4. Gê,não tenho face por opção,mas tenho twitter,rsss...achei as coisas dela lindas,ela tem q começar a vender pelo blog!

    ResponderExcluir

Comenta aí, ficarei muito feliz em saber tua opinião...