terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Nietzsche e a Moda (oi????)

É, aparentemente, Nietzsche e Moda são assuntos que não têm nada em comum, mas eu, filósofa frustrada (sim, eu quis cursar Filosofia numa época de "bicho-grilice" total, só que o Herr Muller vetou, lógico), resolvi me matricular num curso que acontece toda esta semana no Teatro São Pedro, por si só um local que já inspira, intitulado "Introdução ao pensamento de Nietzsche", cujo professor/filósofo/gato é este aqui, ó:
Felipe Karasek é doutorando e mestre em filosofia na PUC-RS, e é GATO, pelas barbas de Netuno Nietzsche!!!!
Brincadeirinhas à parte, quem leu o livro ou assistiu o filme "Quando Nietzsche chorou"talvez fique com uma idéia errônea/superficial acerca das idéias que permearam a vasta obra do filósofo alemão, que parece "estar na moda" por ter sido vinculado a várias correntes, crenças, manifestações culturais e até politicas (coisa que desagradaria o próprio Nietzsche, ele não iria querer tornar-se pop, isso para ele seria totalmente decadente), mas suas teses continuam tão atuais que realmente vale a leitura de seus textos, para qualquer profissão, à título de conhecimento pura e simplesmente...
O autor, um psicoterapeuta, foi ovacionado por alguns (o livro tornou-se best seller e virou filme) mas duramente criticado por outros (os que entendem do assunto alegam ser uma fantasia absurda que não explica direito as verdadeiras idéias de Nietzsche)-eu, que sou leiga, gostei muito do livro, do filme nem tanto...
Tá, gente, calma, não vou tratar de filosofia aqui, que não sou doida nem nada e é preciso estudar uma vida inteira pra entender realmente esses grandes pensadores, mas tenho a pretensão de estabelecer um paralelo entre o pensamento de Nietzsche e a estética atual e, quem sabe, eu não descubra o elo entre ele e a moda??? Trombetas, suspense, a descoberta do século XXI será realizada por uma produtora de moda muito sabida (e delirante)!!! : euzinha, em carne, osso e algumas plumas..hehehe..
Por enquanto, o paralelo que eu achei entre ele e a moda foi essa t-shirt aqui..(brincadeirinha, gente!)
Ah, falem sério, é um curso de férias pra leigos, vcs querem que eu disseque aqui a morte de Deus, a teoria do eterno retorno e o superhomem  e tente correlacioná-los à cartela de cores e às modelagens para o próximo inverno????(bem,a moda não deixa de ser um eterno retorno, nisso o bigodudo Nietzsche estava certíssimo!!)
(me deixem ser feliz, só um pouquinho, longe da moda, das tendências, e alimentar meu cérebro desnutrido, tadinho...)
PS1. Isso tudo se o professor gato não me desviar demais a atenção, é claro.
PS2. E se vcs quiserem realmente se aprofundar no pensamento de Nietzsche, seguem suas principais obras, em ordem cronológica:

O Nascimento da Tragédia no Espírito da Música (1872)
A Filosofia na Idade Trágica dos Gregos (1873)
- Sobre a verdade e a mentira em sentido extramoral (1873)
Considerações Intempestivas (1873 a 1876)
Humano, Demasiado Humano, um Livro para Espíritos Livres (1886)Este eu li!
- Aurora, Reflexões sobre Preconceitos Morais (1881)
- A Gaia Ciência (1882)
- Assim Falou Zaratustra, um Livro para Todos e para Ninguém (1883 - 1885) Este eu li!
- Além do Bem e do Mal, Prelúdio a uma Filosofia do Futuro (1886) Este eu li!
- Genealogia da Moral, uma Polêmica (1887)
- O Crepúsculo dos Ídolos, ou como Filosofar com o Martelo (1888)
- O Anticristo - Praga contra o Cristianismo (1888)
- Ecce Homo, de como a gente se torna o que a gente é (1888) Este eu li!
- Nietzsche contra Wagner (1888) Este eu li!

5 comentários:

  1. Madi, se joga no professor filósofo gato, ops, no curso, afinal o que não te mata, te fortalece...kkkkkkkkk
    Nietzsche é atual e fashion :-). Bjss

    ResponderExcluir
  2. Não dá,tenho outro alemão em casa,Sandroca! ahahahaha

    ResponderExcluir
  3. O.O que professor é esse?
    Virou moda professor de filosofia ser gato? Na faculdade onde estudo em dois professores (filósofos) que são jovens e lindos. A primeira vez na minha vida que consegui prestar atenção na tal da filosofia. Isso pq na minha primeira faculdade era um ex padre velho que dava essa aula. Eu dormia todas e tomei uma DP linda!
    Nietzsche eu tenho o livro de quando ele chorou mas só assisti ao filme. Ano passado comprei "Nietzsche para estressados" frases curtinhas e uma explicação do autor. achei bem legal. Mas ler como vc leu algumas obras. Nai Nai.
    Se joga na aula. Tudo que é gosto é regalo da vida.
    Bêjo

    ResponderExcluir
  4. Ah, mas com um professor desses dá pra filosofar muuuuito! hehehe, bom curso pra ti!

    ResponderExcluir
  5. Cristina,não li Nietzsche para Estressados,mas tb deve ser divertido.
    Grazi,filosofar eu não digo,mas me divirto horrores vendo as reações do público feminino desse curso, a mulherada fica de risinho,suspiro,a manhã toda,é muito engraçado...

    ResponderExcluir

Comenta aí, ficarei muito feliz em saber tua opinião...