sábado, 2 de maio de 2015

De Kant e do que deve ser feito!

O que posso dizer das pessoas mal-educadas, dos sem-caráter? Que tenho pena ou vergonha alheia? Que elas me irritam/chocam/entristecem? Não. Na verdade, não tenho vontade de dizer nada. Pq não vai adiantar, elas continuarão a ser mal educadas e a não ter caráter, uma reprimenda isolada não vai mudar o que foi ensinado (ou deixado de ensinar) desde sempre. A má educação, a falta de valores morais, começa em casa, com os exemplos que são dados pelos pais, familiares, quem convive com a criança, e isso já antes da escola! Escola sozinha não educa, escola reforça a educação que é dada em casa. Se a criança cresce ouvindo que levar o brinquedinho da casa do amigo "por esquecimento" e ficar com ele não tem problema, ela vai continuar "esquecendo" quando adulta e continuará levando o que não lhe pertence.
Ah, isso acontece nas melhores famílias, alguns dirão, mas tá errado, não importa que família seja, pode ser até na real britânica, -que, aliás, acaba de ganhar mais uma princesinha- se o filho ou a filha pegou um brinquedo que não era seu, tem de devolver, não interessa se é sangue azul ou plebeu, o pai e a mãe ou quem é o responsável por essa criança devem ensinar a coisa certa ou correm o risco, pela omissão, de criar um futuro larápio. É o famoso "imperativo categórico de Kant", pra quem gosta de Filosofia, que eu muito li nos meus tempos de estudante de Direito, e que, em resumo, significa FAZER O QUE DEVE SER FEITO.
"Fazer para o outro o que gostarias que fosse feito para ti" seria uma síntese simplista do imperativo categórico, mas eu, como mera leiga e nada erudita, entendo que é mais ou menos por aí...
Antes do feriado vi uma mãe colocando um bonequinho do Imaginex dentro da mochila do filho, bem na porta da escola onde o meu estuda, e peguei um resto de diálogo assim:
-Mas mãe, esse boneco aí não é o meu, eu acho q é da caixa de brinquedos da turma..
-Ah, vamos levar esse mesmo pois se o teu sumir, tu não fica no prejuízo!
Meu pequeno, que tb presenciou a cena, arregalou o olho e, num ímpeto de criança, gritou:
-Sua mal-educada!
Eu não sei se essa mãe ouviu, se deu bola, mas me senti culpada por não ter feito isso eu mesma, um guri de 6 anos teve de me lembrar a máxima kantiana: Fazer o que deve ser feito. Ele fez.
Eu me omiti.
E omissão, como bem sabemos, não educa.

10 comentários:

  1. Para vc ver Madi! Vc ensinou tão bem os bons valores aos seus miúdos q eles já são capases de tomar iniciativas q nóe, por vezes, deixamos de tomar. Não se sinta culpada mas "ORGULHOSA".
    Por estas e outras q eu não tenho pena nenhuma de pais q depois lamentam seus filhos na cadeia, na lista de condenados à morte e por aí vai.
    Outro dia houve aquele assanto a uma equipe de jornalismo de TV q fazia uma entrevista na rua. Um moleque de bicicleta ... Hoje li qualquer coisa q o pai do garoto levou o larápio à delegacia para se entregar e pediu desculpas pelo rolbo. Este fez o certo, mesmo sendo filho dele. Neste caso parece q ele até tentou ensinar mas o safado não aprendeu ... imagina então o q acontece qdo não ensinamos ou ensinamos a coisa errada ...

    Beijão e vivas a Kant!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá poderosa Madi, eis que me deparo com filosofia pura neste post, lembrando teus elos com o Direito, e mais que importante, colocando em prática, fazendo acontecer o milagre da boa educação, pois esta cada vez mais rara, cada vez se ensina menos aos nossos filhos deixando-os à deriva, a própria sorte, que não é sorte nenhuma. Penso numa maneira quase egoísta para tentar salvar meus pequenos, meus sobrinhos, porque parece que ninguém se preocupa mais em passar bons modos, educação de casa, mas devemos para colhermos exemplos como a reação do teu filho, grande garoto, está sendo bem encaminhado, e como disse meu rei, e viva Kant.
    ps. Carinho respeito e abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jair, a gente vê tantas coisas erradas que já nem sabemos mais o que pensar, como proceder, se estamos ensinando direito. É triste ver um povo sem educação, afinal, os problemas já começam por aí, na célula familiar....me esforço pra fazer e ensinar a coisa certa, mas como é difícil, pq nós tb erramos o tempo todo,às vezes pela ação,às vezes pela omissão....

      Excluir
  3. Falha nossa !!!
    Mas que vc mandou bem de mãe, por seu filho ter mandado bem como pessoa, mesmo sendo um pivete, ah mandou !
    Faz favor, na próxima não deixa passar ! rs !

    Bjo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certíssimo , a gente vai se acuando , se acomodando...não da pra deixar passar mesmo...bj!

      Excluir
  4. Madi, se não me engano já é a segunda vez que leio por aqui alguma coisa sobre omissão. Acho que a outra foi alguma coisa que você presenciou em uma loja sobre alguma mulher que não foi atendida pois não estava com roupas caras e de grifes.
    Não estou julgando, pois não sou ninguém para julgar, é apenas uma reflexão.
    Eu sou o oposto, falo, não omito e sempre me meto em encrenca. E isso não é nada bom. Sempre sou vista como a má que fala tudo, não tolera nada. Em inúmeros casos, ouço isso das pessoas as quais eu questionei. Que não tem moral ou educação. Agora me pego com o pensamento: omitir não educa, mas e falar tudo como eu sempre falo? Não educa também! Pois vem de berço.
    Seu filho teve moral, pois foi ensinado assim. Mas e se a mãe ouviu? O único que vai levar a fama de ruim infelizmente é o que teve moral.
    Assim sendo penso: Qual é o equilíbrio entre isso. Ou talvez qual o preço que pagamos pela omissão? Ou talvez em que estamos nos transformando sendo omissos ou aqueles que estão brigando sempre com pessoas que não vão mudar.
    Eu ando num conflito terrível... cansei de levar o nome de chata da história e acho que estou me tornando uma omissa para a felicidade geral na Nação. Como diz meu pai quase diariamente... faça sua parte e pare de pensar na atitude dos outros, são apenas os outros. Porém não sei se vale a pena. Dúvida cruel e medo demais do que estou me tornando.
    Beijocas
    (PS - Vai lá ver a Patt montada em trajes de formatura! Uma verdadeira perua kkkk)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe q eu lembrei de ti na hora em q escrevi o post? E q memória boa q tu tens , guria, tudo muito bem colocado, como sempre! Adoro teus pitacos !

      Excluir
  5. Amiga para essas pessoas não adianta, elas deveriam ser educadas de berço mas não foram. Aqui se traz algo que não é deles mando devolver e mando até bilhete para a escola para reforçar.
    Tenho alguns problemas em família de educação e respeito, mas mesmo que você diga a verdade, essas pessoas não se tocam porque são assim mesmo. Triste isso!!!
    Educação e caráter aprende em casa amiga, com os pais. Conhecimento se aprende na escola.
    Saudades!!!
    Mil beijos linda
    Cris

    ResponderExcluir
  6. Muito bom Madi, exemplo de que seu filho está sendo bem criado e tem uma otima educação, a gente no dia-a-dia realmente esquece de fazer o certo ou não faz por que o para ser educado acabamos sendo omissos, precisamos de pessoas para nos lembrar, grande bj

    ResponderExcluir

Comenta aí, ficarei muito feliz em saber tua opinião...